Diocese de Sobral será sede da 3ª Romaria de Catequese do Regional NE I

 
No dia 13, terça-feira, no Auditório Dom Walfrido Teixeira Vieira, aconteceu a 2ª reunião ampliada da Comissão Bíblico-Catequética/Comissão para Liturgia e Comissão Jubilar. Em pauta discutiram a Romaria de Catequese do Regional NE I, com a abertura do Ano Catequético da Diocese de Sobral, que se realizará nos dias 25 a 26 de agosto de 2012. Outras reuniões ampliadas como esta já estão marcadas: 10/04, 08/05, 05/06, sempre às 19h e no mesmo local: Auditório Dom Walfrido. Também ficou acertada a abertura do mês Mariano com a Semana Teológica sobre Mariologia. Dia 1º de maio, a abertura será com a Missa no Arco de Fátima. Nos dias seguintes, ou seja, 02, 03 e 04 a continuidade da Semana Teológica com a temática Mariologia no CETRESO. Os dias 02 e 03 serão pela manhã, tarde e noite e dia 04 pela manhã. Vagas limitadas.
 
Estiveram presentes: Dom Odelir, Pe Marcos Uchoa, Pe Mailson, Pe Mesquita, Pe Gonçalo, Antonio Carlos e Conceição (Paróquia Coração de Jesus), Ivone e Ingrid (Santuário, Escola e Com. São Francisco), Solange, Claudemir (Com. Coração de Maria), Rosilene, Flávio, José Neto, Antonieta Brandão (Paróquia da Ressurreição e Com. Vinho Novo), Maria do Socorro e Ana Maria (Paróquia do Patrocínio), Eduardo e Benedito (Seminaristas – Sem. São José), Irmã Teresinha (Filhas de Santana), Lindalva (Legião de Maria), Liliana (Equipes de N. Sra.), Raquel (Coordenação de Pastoral), Marcildo (Jornal Correio da Semana), Irmã Joselma (Comissão Bíblico-catequética), Paulo Vasconcelos e Mere Aragão (Com. Rainha da Paz).
 
A reunião teve por objetivo avaliar, refletir, projetar e encaminhar estratégias para a articulação da Romaria do Regional Nordeste I, sendo a diocese de Sobral, a anfitriã.
 
A programação da Romaria do Regional NE I, com sede em Sobral já está definida:
Horário da Romaria e percurso: Praça do Abrigo – Arco de Fátima – Santuário São Francisco – Avenida Dom José – Praça da Igreja do Patrocínio.
Acolhida: dia 25/08, às 17h – Local: Praça do Abrigo (Cada Diocese, com suas respectivas cores, em estandes para o lanche – definido: o quê – canja com pão. Como – patrocínios e doações. Quanto – até junho precisamos ter uma idéia da quantidade de Romeiros. E quem – assim definido: em 08 estandes divididos em cores e nomes das dioceses:
Diocese de Tianguá (responsável – comunidade Coração de Maria)
Diocese de Itapipoca (responsável – equipes de Nossa Senhora e Legião de Maria)
Diocese de Limoeiro do Norte (responsável – E.C.C. e Pastoral Familiar).
Arquidiocese de Fortaleza (responsável – Comunidade Rainha da Paz).
Diocese de Crato (responsável – Comunidade Maranatá).
Diocese de Crateús (responsável – Comunidades Luz Divina, Anawin e Vinho Novo).
Diocese de Quixadá (responsável – Comunidade Nova Jerusalém).
Diocese de Iguatú (responsável – CRB, Congregações Religiosas).
Obs.: As paróquias da Diocese de Sobral – não receberão lanche devido ao grande número.
 
3.  19h – Santa Missa de Conclusão do Ano Mariano e Abertura do Ano Catequético presidida pelo bispo de Sobral D. Odelir José Magri. Depois saindo em caminhada rumo ao Santuário São Francisco onde acontecerá a palavra de um dos bispos de referência da comissão a nível nacional – primeira palavra sobre o ícone da catequese no Brasil e no mundo: São Francisco e Catequese Franciscana no Brasil – Segue-se a Romaria, por volta de 22h30, rumo a Avenida Dom José (para fazer memória deste segundo ícone da catequese na zona Norte do Estado do Ceará, percorrendo as marcas deixadas pelo 1º bispo sobralense Dom José Tupinambá da Frota – a cargo da Associação Dom José) – Segue-se a Romaria até a matriz de Nossa Senhora do Patrocínio para reverenciarmos o ícone do Padre Ibiapina grande catequista do Nordeste Brasileiro (a cargo da Paróquia da Ressurreição, especialmente do Centro de Evangelização Pe. Ibiapina – CEPI) tendo apresentações lúdicas e culturais das regiões da Diocese de Sobral ou das demais dioceses do Regional (a decidir); a conclusão da Romaria está prevista para 1h do dia 26/08 – dia do Catequista.
 
4. Ficou já acordado no último encontro do Regional que o kit do Romeiro será:
Blusa com arte do projeto Iniciação à Vida Cristã, nas cinco cores do Terço Missionário.
Lanterninhas com led e fitinhas para braço ou cabeça com a cor das dioceses.
 
Dioceses por cores: Sobral – Azul; Tianguá – Azul piscina; Itapipoca – Verde; Limoeiro – Verde Folha; Fortaleza – Vermelho; Crato – Verde Lodo; Crateús – Amarelo; Quixadá e Iguatu – ainda não decidiram.
 
Calendário das reuniões ampliadas para Romaria: 07/02; 13/03; 10/04; 08/05; 05/06; sempre às 19h – local: Auditório Dom Walfrido.
 
Fonte: Correio da Semana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO PARA ESTA NOTÍCIA

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...