IMPUNIDADE – Dois anos da morte de Zé Maria do Tomé lembrados sábado

José Maria Filho - Assassinato continua impune, mas líder comunitário  tornou-se um ícone de luta contra o abuso de agrotóxicos e a concentração fundiária no Ceará. Foto: MELQUÍADES JÚNIOR
“Zé Maria, presente, presente, presente! Até quando? Sempre, sempre, sempre” (grito de paz dos manifestantes)

No dia 21 de abril completa dois anos da morte do líder comunitário José Maria Filho, o Zé Maria do Tomé, morto com vários tiros a caminho de casa, na Chapada do Apodi, em Limoeiro do Norte. O Movimento 21 realiza, a partir das 16 horas, a Caminhada Pela Paz, em direção ao local onde Zé Maria foi morto. Em seguida haverá uma missa na Capela de Nossa Senhora de Fátima.

José Maria Filho ficou conhecido pelas campanha que fazia de combate ao uso indiscriminado de agrotóxicos no pólo agrícola da Chapada do Apodi e à concentração fundiária na mesma região. Sua morte teve repercussão internacional e gerou mobilização até de 24 ONGs na Europa. Muitas denúncias, com provas, encontraram amparo no Ministério Público Federal e na própria Justiça Federal. Mas a contaminação por agrotóxicos ainda continua uma realidade, conforme pesquisar realizadas tanto por órgãos do Governo do Estado quanto por cientistas da Universidade Federal do Ceará. O crime que vitimou Zé Maria continua impune.

O LÍDER comunitário foi minha fonte jornalística durante ao menos três anos. Na época ele falava de ameaças de morte, mas insistia em denunciar os problemas, como uma forma de pressionar por solução.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO PARA ESTA NOTÍCIA

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...