ANO MISSIONÁRIO DA PJMP É LANÇADO NA DIOCESE DE SOBRAL


De 04 a 06 de maio de 2012, foi realizado na Diocese de Sobral, na Área Pastoral da Praia, na comunidade do Curral Velho, na cidade de Acaraú, o primeiro encontro do ano da Comissão Diocesana da PJMP. O encontro contou com a participação dos representantes da comissão nas paróquias do Patrocínio, Massapê, Groaíras, Moraújo, Coreaú, Santa Terezinha, Coração de Jesus, Cristo Ressuscitado (Pé de Serra do Cedro), Santana do Acaraú, Acaraú e Área Pastoral da Praia.

O primeiro dia de encontro teve início com um momento de acolhida feita pelos jovens da Área Pastoral da Praia aos participantes do encontro, em seguida sob a proteção do mangue, os jovens participaram de um momento de mística onde com muita festa, muita alegria e muita reza, foram convidados a participarem intensamente dos três dias de encontro. 

No dia seguinte, foi realizada uma mística da manhã e em seguida Dorinha (Assessora Diocesana da PJMP) conduziu um estudo sobre missão. Logo após, Chiquinho (Ex-coordenador Diocesano da PJMP)  facilitou um estudo sobre espiritualidade a partir do artigo de Marcelo Barros “Atualizar o encantamento do primeiro amor”. 

No início da tarde, foi exibido o filme “Batismo de Sangue”, seguido de uma reflexão sobre o mesmo que foi conduzido pelo seminarista Pedro. Dando continuidade ao encontro Reinaldo (Coordenador Diocesano da PJMP), fez uma breve memória de como foi realizada a Assembleia Diocesana da PJMP e das prioridades que foram assumidas durante a mesmo, logo após foi dado encaminhamento as prioridades. 

Enquanto encaminhamentos foram definidos que as Missões Jovens em Acaraú serão realizadas durante o mês de agosto, será realizado um encontro de animação missionária com os jovens da paróquia no dia 07 de julho sendo sediado no CELPA. A data das Missões Jovens no Acaraú será definida pela Paróquia após consultarem Pe. Eudez. Foi definido que o DNJ 2012 será realizado na Paróquia de Nossa Senhora da Piedade no Coreaú com a colaboração e participação de todas as paróquias que possuem grupos articulados da PJMP. A próxima reunião da Comissão Diocesana da PJMP será realizada no dia 14 de julho, em  Coreaú e terá como objetivo planejar o DNJ com os jovens da Paróquia, as Missões Jovens do Acaraú e o III Retiro Missionário e Vocacional da PJMP.

A noite foi feita uma Celebração de Envio do Ano Missionário da PJMP. A celebração foi marcada por muita alegria e foi presidida pelo Pe. Jucelino (Pároco da Área Pastoral da Praia). Durante a celebração, os jovens receberam das mãos de Pe. Jucelino, Dorinha e Chiquinho o símbolo do Ano Missionário da PJMP e que animará as ações da PJMP em toda a diocese tendo como tema “Seguindo Jesus no compromisso com os excluídos”. Após a celebração foi feito um momento de animação embalado pelas canções que marcaram a caminhada da PJMP no Ceará. O segundo dia de encontro foi encerrado com o Lual da Juventude do Meio Popular, sob a luz da lua e com a proteção do mangue.

O último dia de encontro foi marcado por um momento de mística, onde na oportunidade os jovens puderam refletir sobre o compromisso que assumiram de “Seguir a Jesus no compromisso com os excluídos”. Na oportunidade, seu Edson (Representante da Coordenação Diocesana das CEBs) fez um relato da experiência de luta e resistência da comunidade do Curral Velho, no enfrentamento dos grandes projetos na região. Após a mística foi feito um momento de lazer na praia da Arpoeiras.

O encontro foi encerrado com um almoço e foi marcado por muita alegria, integração e motivação de todos os representantes da comissão e por marcar o início do Ano Missionário da PJMP na Diocese de Sobral.


Um comentário:

  1. Tenho certeza que foi um momento de grande espiritualidade e fé. Que essas missões sejam as melhores que a região já viu.o// Axé. -Robson O.

    ResponderExcluir

DEIXE SEU COMENTÁRIO PARA ESTA NOTÍCIA

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...