PJMP DE SOBRAL REALIZA ENCONTRO COM JOVENS CAMPONESES

A Coordenação Diocesana da PJMP de Sobral (CE), esteve realizando nos dias 12 e 13 de abril, em Santana do Acaraú (CE), um Encontro de Formação para Lideranças Juvenis em parceria com a Comissão Pastoral da Terra, o STTR de Santana do Acaraú (CE), MST e Levante Popular da Juventude.

O encontro teve como tema: Juventude Camponesa - Identidade e Mística, e foi destinado a lideranças dos grupos de jovens acompanhados pela Secretaria Municipal de Juventude do STTR de Santana.

Enquanto objetivos, foi buscado, fortalecer a identidade camponesa junto aos jovens, o fortalecimento de sua participação no STTR de Santana, a rearticulação da Coordenação Paróquia da Pastoral da Juventude do Meio Popular e a definição de ações em parceria com a Comissão Pastoral da Terra da Diocese de Sobral a partir do eixo “Terra”. 

As atividades tiveram início com um momento de mística, que foi conduzido por jovens do grupo da Comunidade do Ingá que dramatizaram a canção ‘‘Pai Nosso dos Mártires’’.  Logo em seguida, foi rezado o Ofício Divino da Juventude. 

Dando continuidade,  foi  dada a Palavra a Acacio - Presidente do STTR de Santana, em sua fala destacou o trabalho que o Sindicato vinha fazendo com os coletivos de juventude da cidade, ressaltando o tempo em que Arlene, esteve sob a coordenação dos coletivos. Acacio agradeceu o apoio da PJMP e da CPT para a realização do evento e motivou os coordenadores dos grupos de jovens das comunidades acompanhadas a aproveitarem o máximo possível da formação, objetivando assim fortalecer a rearticulação dos coletivos.

Logo após foi feita a apresentação dos participantes, e dando continuidade, foi dado início a socialização das experiências desenvolvidas pelo STTR de Santana, a PJMP e a Comissão Pastoral da Terra.

Após as partilhas, foi dado início ao estudo do tema do encontro que foi facilitado por Itacir do MST. na parte da tarde foi feito o estudo sobre o Plebiscito Popular pela Reforma Constituinte e socializado a experiência de uma Cooperativa de beneficiamento de cajú. 

No dia seguinte foi feita uma Celebração da Palavra, seguido da das experiências dos grupos presentes e feito o planejamento para o ano, com a definição de dois jovens (Paulo Vitor e Marcia) que farão parte da Equipe de Articuladores Diocesanos da PJMP. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO PARA ESTA NOTÍCIA

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...